Quem são os Gerentes de Projeto e as Oportunidades de Mercado

Os gerentes de projeto são pessoas organizadas, apaixonadas e bem orientadas para um objetivo, que compreendem o que os projetos têm em comum e sabem do seu papel estratégico pela qual as organizações obtêm sucesso, aprendem e mudam.

Gerentes de projetos são agentes de mudanças: eles próprios estabelecem os objetivos de um projeto e usam usas habilidades e competência para inspirar um sentimento de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Eles tiram proveito da adrenalina organizada de novos desafios e a responsabilidade de conduzir a resultados.

Eles trabalham bem sob pressão e se sentem confortáveis diante de mudanças e da complexidade de ambientes dinâmicos. Podem trocar rapidamente de um “grande cenário” para cenários mais simples, porém com detalhes mais, sabendo quando se concentrar em cada um deles.

Os gerentes de projetos cultivam as habilidades das pessoas para desenvolver confiança e comunicação entre todas as partes interessadas do projeto: seus patrocinadores, aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que dispõem dos recursos necessários e os membros da equipe do projeto.

projetos1

Eles têm um amplo e flexível conjunto de ferramentas de técnicas, convertendo atividades complexas e interdependentes em tarefas e sub-tarefas que são documentadas, monitoradas e controladas.  Eles adaptam sua abordagem para o contexto e as restrições de cada projeto, sabendo que “uma medida” pode caber em todas as variedades de projetos. E eles estão sempre melhorando  suas próprias habilidades e as de sua equipe por meio do exame das lições aprendidas na conclusão do projeto.

Gerentes de projetos são encontrados em todos os tipos de organizações – como funcionários, gerentes, contratantes e consultores independentes. Com experiência, eles podem tornar-se gerentes de programas (responsáveis por múltiplos projetos relacionados) ou gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia da organização).

E eles estão em uma demanda mundial crescente. Por décadas, o ritmo da mudança tecnológica e econômica vem acelerando, organizações têm direcionando sua energia cada vez mais para projetos do que para operações de rotina.

Atualmente, executivos seniores e gerentes de RH reconhecem o gerenciamento de projetos como uma competência estratégica que é indispensável para o sucesso dos negócios. Eles sabem que profissionais credenciados e habilidosos estão entre seus recursos mais valiosos.

Fonte: Project Management Institute (PMI)

Oportunidades de Mercado

Icons of people with gears and interface icons technology, social media. concept of people communicate in a global network. Icons of people with gears and Interface icons

Sendo um país com a quinta maior demanda de gerentes de projetos do mundo, o Brasil é um excelente ofertador de campo profissional para essa qualificação.

Segundo a EXAME, “Em tempos de crescente pressão para se fazer mais com menos, a demanda por esse profissional está em alta no mundo todo. De acordo com o Project Management Institute (PMI), associação que reúne e certifica profissionais do setor, serão criados 13 milhões de novos postos para gerente de projetos globalmente até 2020.”

Com previsões de crise econômica, nenhuma empresa pode admitir perda de recursos com projetos mal gerenciados. “Adiar prazos e consumir recursos desnecessariamente são ações inadmissíveis num cenário desfavorável”, diz André Assef, sócio da Desix.

O gerente de projetos é o canal para oferecer inovações às empresas, uma vez que possuir essa certificação é característica de um profissional que se destaca. Gerentes com profundo conhecimento do negócio e experiência na gestão de projetos complexos são os mais disputados no mercado de trabalho.

gerenciamento de projetos

Para que a demanda exigida pelo país seja atendida, profissionais de diversas áreas já graduados, capacitados e interessados em fazer do seu futuro algo promissor, devem procurar cursos específicos que possam aprimorar suas capacidades e talentos profissionais.

Contudo, essa necessidade do mercado em possuir gerentes de projetos bem qualificados não é o único ponto positivo, sendo comprovado por uma pesquisa feita pela Michael Page, que um gerente de projetos pode ganhar, em média, de R$ 12 mil a R$ 20 mil por mês.

Para saber mais sobre o curso de Gerenciamento de Projetos e Processos Organizacionais, clique aqui.

Fonte: Revista Exame, Revista Exame: Carreiras, O Globo

Deixe seu comentário

captcha *