Horas Complementares: como cumprí-las?

Cursos para atividades complementares com certificado.

O G7 tem como missão disseminar e oferecer oportunidades para que o estudante universitário possa avançar em seus cursos de nível superior junto as suas respectivas IES (Instituição de Ensino Superior).

Por exigência legal, alguns cursos de nível superior exigem que os alunos comprovem carga horária de atividade complementar.

Pensando em atender especificamente a esse público, passamos a desenvolver diversos cursos na modalidade e-learning que confere certificado válido para fins de comprovação de atividades complementares.

Informações Gerais

  • O que são atividades complementares?

    São aquelas atividades exigidas na grade curricular de um Curso de Nível Superior. Podem ser: Cursos, Palestras, Seminários, Workshop, Oficinas, Congressos, Simpósios ou outras atividades especificadas no programa de cada curso. Em resumo: São as atividades previstas e previamente especificadas, exigidas pelo currículo de um determinado curso, nas quais o aluno obrigatoriamente deverá comprovar ter participado, mediante apresentação do certificado correspondente.
  • E se o aluno não realizar as atividades complementares?

    Quando o curso universitário exige estas atividades, a comprovação é obrigatória, sob pena do aluno não colar grau ou concluir o curso. Atenção: Há casos em que o aluno vai deixando para a última hora e, no último mês, quer cumprir uma carga horária que deveria ter sido desenvolvida ao longo de vários semestres em um único mês. Isto não é possível e tampouco será aceito pela instituição de ensino. É muito importante se informar com antecedência sobre quais são as atividades complementares exigidas em seu currículo e tratar de ir cumprindo regularmente com as inscrições e efetivas participações para evitar se prejudicar no futuro.
  • E os Cursos, Seminários e Palestras online são aceitos como prova de atividade complementar?

    Sim, os cursos, Seminários e Palestras desenvolvidos na modalidade online tem a mesma validade daqueles realizados na modalidade presencial. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1.996) prevê a existência desses programas a distância e determina que os certificados e diplomas tenham o mesmo valor dos presenciais. Abaixo transcrevemos o teor do artigo 80 da referida lei: "Art.80-O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades de ensino e educação continuada."
  • É necessário fazer prova em cursos online para ter direito ao certificado?

    Sim. Por exigência legal,a emissão de certificado de conclusão em curso depende de realização de um exame de conhecimentos sobre o conteúdo programático. E para que o certificado seja gerado,é exigido 60%(sessenta por cento).
  • É necessário fazer prova em Seminários e Palestras online para ter direito ao certificado?

    Não. Nos casos de Seminários e Palestras a emissão do certificado não é condicionada a avaliação, mas sim a verificação da efetiva participação no evento,na modalidade online. Nesses casos, o sistema verifica a participação do aluno por meio do login e presença no ambiente virtual, assistindo a palestra e seminários. Se você é aluno de curso de nível superior e necessite comprovar participação em programas de atividade complementares.
  • Dúvidas?

    Mas se ainda tem dúvidas sobre o assunto envie-nos um e-mail para a coordenação anamendes@g7instituto.com.br para que possamos tirar todas as suas dúvidas. Será sempre um prazer atender. Equipe G7.