A Bendita Procrastinação

procrastinar-dicas

Deixar as decisões importantes para depois prejudica a vida pessoal e profissional

Tenho vivenciado e observado nos jovens profissionais a tal da PROCRASTINAÇÃO, que segundo o dicionário Aurélio significa “ transferir para outro dia, adiar, delongar”. Popularmente falando “empurram com a barriga” suas tarefas.

Parece haver uma enorme dificuldade em lidar com questões, enfrentar conflitos e encerrar ciclos. E a pergunta que não quer calar: por quê?

Alguns culpam a conjuntura econômica, outros falam que os jovens não conseguem definir suas prioridades e até mesmo os pais entram na jogada, pois se tornam responsáveis pelo perfil da nova geração que criaram, por protegerem demais os filhos não permitindo que consigam tomar suas próprias decisões.

É muito comum que os jovens deixem para depois uma série de decisões sobre suas vidas pessoais, rotinas e até mesmo suas carreiras.

Resultado:

Sua agenda vive repleta de tarefas não concluídas? Você gostaria que seu dia tivesse 30 horas para conseguir concluir aquelas pendências? Ao dormir você se arrepende de ter desperdiçado suas horas? Você se sente perdido, sem saber seu objetivo de vida e profissional?

Essa falta de administração do tempo, programação neurológica ou até falta de adrenalina, o ato de adiar as tarefas diárias atinge todos os profissionais. De acordo com pesquisa da consultoria Triad Consulting, os brasileiros dedicam apenas 1/3 do seu dia para atividades realmente importantes. (fonte: exame/2017)

Resumindo, o ato de procrastinar tira sua energia, prejudica o seu foco e impede que assuma novos desafios.

Como resolver então? Enfrente seus medos e termine o que começar!

Diante deste cenário um tanto quanto “nebuloso” selecionei 5 DICAS das reportagens que li:

1 Tenha foco: determine seus objetivos e prioridades;

2 Diminua a ambição: assuma projetos, atividades e ideias que são possíveis de serem alcançadas para não acumular atividades;

3 Tenha atenção plena: isso ajuda a perceber a atividade e a realizá-la com maior eficiência, quando avançamos na tarefa, nos sentimos melhor

4 Divida as tarefas em passos claros: ao definir o passo a passo fica mais fácil controlar e gerenciar suas rotinas.

5 Entenda a importância do que deve ser feito: para o psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá diz que a procrastinação frequentemente reflete um problema existencial mais profundo de falta de identidade ou direção na vida. Procrastinamos quando a tarefa parece tediosa ou menos significativa. Assim, é preciso não esquecer da razão porque se está realizando a tarefa e como ela se encaixa em suas ambições.(Fonte:Exame/2017)

Se organize, reflita e mãos à obra! Certamente, você será uma pessoa melhor, mais feliz, mais produtiva e mais útil para a sociedade. E a nossa sociedade precisa – e muito – de todas as competências disponíveis.

Sucesso e vamos que vamos!

Deixe seu comentário

captcha *

Obrigado!

Para registrarmos seu interesse no curso informe os dados abaixo:

Enviar

Formulário de Inscrição!

Informe os dados abaixo para realizar sua inscrição:

Enviar